Corte em cabo deixa país inteiro sem internet por dois dias - Lully FM - La Profundidad 88.1

sábado, 14 de abril de 2018

Corte em cabo deixa país inteiro sem internet por dois dias

Sem rede
Na semana passada, a Mauritânia, um país no noroeste da África, ficou dois dias sem internet em todo o seu território. O problema teria acontecido por conta de um corte em um cabo submarino de 17 mil quilômetros que conecta 22 países da França à África do Sul. Enquanto locais como Costa do Marfim e Senegal registraram apenas problemas na conexão, os habitantes da Mauritânia a viram desaparecer completamente.
“A interrupção mais significativa e duradoura foi observada na Mauritânia, com uma paralisação completa que durou quase 48 horas, seguida pela restauração parcial da conectividade”,explica David Belson, da empresa de pesquisas Dyn.
Quase dois dias depois do início do problema, grandes empresas do setor conseguiram restaurar a conexão. Ainda não se sabe qual a causa do problema, mas especula-se que o governo de Serra Leoa tenha criado o “apagão online” em uma tentativa de influenciar as eleições.
Cabo submarino
Cerca de 97% de todos os dados internacionais são transportados por meio desse tipo de cabo, o que significa que sua interrupção parcial ou total poderia trazer sérios prejuízos ao mundo todo. Serviços de inteligência militar dos Estados Unidos e do Reino Unido têm alertado sobre a falta de segurança desses cabos.
“No cenário mais severo de um ataque total à infra-estrutura de cabo submarino por um ator hostil, o impacto da perda de conectividade é potencialmente catastrófico, mas a sabotagem relativamente limitada tem o potencial de causar uma ruptura econômica significativa e danificar as comunicações militares”, declarou James Stavridis, um almirante aposentado da Marinha dos EUA, no ano passado.

Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!