Conheça os tipos de açúcares diferentes para uso na cozinha - Lully FM - La Profundidad 88.1

sábado, 1 de dezembro de 2018

Conheça os tipos de açúcares diferentes para uso na cozinha

Tipos diferentes de açúcares
Refinado, cristal, orgânico, demerara… São tantos os tipos de açúcar disponíveis no mercado que fica difícil saber qual deles deve ser usado nas receitas, né? Alguns combinam melhor com certos preparos e a escolha errada pode comprometer o resultado daquela sobremesa maravilhosa que você quer servir depois do almoço! Por isso, saiba mais sobre os tipos de açúcar e seus usos na cozinha:

Açúcar refinado

Esse é o tipo mais utilizado na culinária e na casa dos brasileiros: ele tem grânulos fininhos e, por isso, são facilmente dissolvidos em uma série de preparos, como sucos, bolos e tortas.

Açúcar cristal

O açúcar cristal é facilmente identificado por causa de seu formato granulado, que se assemelha a pequenos cristais transparentes ou levemente amarelados. Ele não se dissolve tão facilmente quanto o açúcar refinado e é muito usado nas receitas de bolos e decoração de pães e docinhos.

Açúcar de confeiteiro

Esse é um açúcar bem fininho, parecido com um talco, que passa por um processo de peneiragem para que fique com essa característica. Ele é ideal para glacês, chantili e coberturas por causa de sua textura, que se mistura facilmente a diferentes preparos, dando a eles uma textura mais homogênea. Também é muito utilizado para decorar bolos e tortas.

Açúcar orgânico

Ele é resultado de um processo de produção 100% natural, ou seja, não recebe nenhum ingrediente artificial em nenhuma etapa. Ele é um pouco mais escuro que o açúcar refinado e tem o mesmo poder adoçante que ele.

Açúcar demerara

Apesar de ter processo de produção bem parecido com o do cristal, o demerara apresenta cor marrom-claro ou caramelo e é bem mais úmido que o primeiro. Ele tem essas características por causa da quantidade de melaço de cana em sua composição e pela ausência de alguns produtos que são adicionados ao cristal em seu processo de produção. Por ser mais difícil de ser dissolvido, esse açúcar é mais indicado para o preparo de pães e biscoitos.

A qualidade do açúcar é muito importante para garantir boas receitas e, por isso, o TudoGostoso indica o Açúcar Guarani: a empresa detém todas as etapas de produção sob controle, desde o plantio da cana até a chegada dos produtos aos supermercados. Pudemos acompanhar todas elas ao visitarmos uma das fábricas da empresa, em Olímpia (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!