Rodica, Julio Bittencourt Duo e Josiel Konrad resgatam as raízes do blues e do jazz no Centro da Música Carioca - Lully FM - La Profundidad 88.1

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Rodica, Julio Bittencourt Duo e Josiel Konrad resgatam as raízes do blues e do jazz no Centro da Música Carioca

Ilustração
Na quinta-feira, dia 23 de maio, o Centro da Música Carioca, na Tijuca, será palco de um sofisticado resgate musical, mais precisamente no que tange à história das matizes negras do blues, folk e soul, e chegando até diversos clássicos de jazz. A cantora Rodica vai apresentar pérolas deste cancioneiro americano, juntamente com com o Julio Bittencourt Duo (Julio Bittencourt: bateria & Luciano Bittencourt: guitarra) e o trompetista Josiel Konrad. Originalmente de Boston (EUA), a cantora é uma estudiosa da música popular norte-americana e tem se destacado no cenário musical não apenas por sua pesquisa na área cultural, mas também por sua originalidade como uma intérprete de voz inconfundível. Além de cantora, também é antropóloga, o que se reflete na natureza de suas pesquisas; ela está sempre atenta para os contextos nos quais surgem as diversas expressões musicais.
O repertório do show nos remete a uma jornada que revela as várias ramificações do blues, no seu diálogo com outros gêneros musicais como o jazz, o country, folk e soul. Mostra também a riqueza da tradicão do blues, que consegue interagir com outras vertentes sem, no entanto, perder suas origens.
Rodica tem se apresentado regularmente em casas de shows e teatros de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, no circuito SESC de São Paulo e participado de importantes eventos e festivais do gênero. Em agosto de 2009, Rodica mudou-se para o Rio de Janeiro, onde tem conseguido ampliar seu leque de parcerias musicais e dar continuidade aos seus trabalhos. Atualmente trabalha com Julio Bittencourt Trio (SP) e Blues Groovers (RJ) em dois formatos de show bem distintos.
Em julho de 2009, Rodica lançou seu primeiro disco, o CD “Do Mississipi ao São Francisco”, que apresentou ao público os resultados de sua pesquisa desenvolvida ao longo destes anos. O CD apresenta canções de sua autoria e parceiros, além de canções tradicionais afro-americanas chamadas de “spirituals”, a expressão mais originária do blues. Este álbum conta com participações especiais do gaitista e cantor paulista Vasco Faé, do cantor e percussionista Sérgio Pererê e da cantora Titane, ambos artistas de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, Rodica firmou parceria com o Blues Groovers e partiu para uma nova frente de trabalho, que teve como resultado seu segundo CD: “Blues in my Blood”, lançado em 2012.

JÚLIO BITTENCOURT DUO

Atuante no cenário da música instrumental brasileira desde 2001, com apresentações em todo Brasil e exterior, o duo é formado por Julio Bittencourt (bateria) e Luciano Bittencourt (guitarra e violão), e já acompanhou artistas consagrados como Paulo Moura, Gilson Peranzzeta, Idriss Boudriua, Ben Champion, Ithamara Koorax e atualmente Léo Gandelman , realizando shows e lançando seu mais novo CD “Yellow Sax Marine” ( Jazz Beatles). O duo já participou também de importantes programas da TV GLOBO (“Dança dos Famosos”, do Faustão) e TV Aparecida ("Vivíssima"), entre outros.

JOSIEL KONRAD

Trombonista, compositor e recentemente cantor, natural da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Josiel Konrad iniciou na música ainda criança, na igreja que frequentava com o seu irmão, que foi quem lhe ensinou os fundamentos musicais. Desenvolveu um estilo eclético, que recebe influências diretas da MPB, do jazz brasileiro, tradicional e contemporâneo. Com dois álbuns e um EP gravados, Konrad traz uma linguagem musical sofisticada, imprimido atmosferas mistas em seus shows, entre o jazz vocal, jazz instrumental e a MPB. Aos 31 anos, o músico possui um vasto currículo com apresentações nacionais e internacionais. Em carreira solo desde 2015, gravou dois álbuns autorais em 2017 e lançou juntamente com seu EP “Quando Menino?”, em junho de 2018, no Teatro Rival (RJ). Em Londres, se apresentou em casas famosas, como o Ronnie Scott's Jazz Club, Club Passing Clouds e Florence Latin Jazz. Foi integrante da Big Band UFRJ e da Big Band UERJ, da Orquestra Sinfônica de Pelotas e do Afro Reggae. Acompanhou o pianista Marvio Ciribelli e já fez participações em shows de Lulu Santos e Nana Caymmi.

SERVIÇO:

23/05, quinta-feira – Rodica se apresenta com Julio Bittencourt Duo no Centro da Música Carioca Artur da Távola
Horário: 20h
Endereço: Rua Conde de Bonfim 824 – Tijuca, Rio de Janeiro.
Tel.: 3238-3831
Lotação: 159 lugares
Venda nas bilheterias

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!