Andrea Ferrer lança álbum com músicas autorais - Lully FM - La Profundidad 88.1

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Andrea Ferrer lança álbum com músicas autorais

Andrea Ferrer
Em “Inteira” a cantora e compositora Andrea Ferrer se lança de corpo inteiro ao seu ofício: cantar. E encontra no mar a inspiração para composições próprias, de sofisticada poética. Com arranjos elegantes de Misael da Hora, o EP contempla cinco músicas que vão do samba-canção, tango, blues à MPB, numa mistura singular de estilos. As canções chegam a partir de 8 de julho nas plataformas de streaming, junto com um show no Beco das Garrafas, no dia 12 de julho, no Rio de Janeiro. Duas das músicas contam com versão videoclipe.

RELEASE GENTILMENTE ESCRITO POR SILVIO ESSINGER:

Às vezes, o amor é imenso como o mar, intenso como o vento, mais brilhante do que o sol. Um amor que invade e que não tarda a devorar todo ser que um dia se julgou imune a ele. E, no entanto, é só o amor, tão somente o amor. Um claro enigma, luz e sombra, uma palpável irrealidade que não tem como e nem por quê. O amor é matéria do sonho e da canção, como bem sabe a cantora e compositora baiana Andrea Ferrer. E "Inteira" é como ela se entrega nas cinco canções de seu novo EP. Corpo livre, sem medo, pronta para encharcar a alma de contentamento, Andrea se desnuda em seu primeiro trabalho integralmente autoral. "Precisava colocar para fora um pouco da minha essência e do meu romantismo. Eu era aquela criança que escrevia sobre amores platônicos, trágicos, e que aos poucos foi amenizando o amor no coração", diz ela.
Com dois álbuns na bagagem ("Séculos", de 2003, e "Andrea Ferrer", de 2010), a cantora viveu um momento de luto e de recolhimento após a morte de seu diretor musical e arranjador, o baixista Luca Maciel. Mas, depois de muito procurar, encontrou em 2014 novo parceiro no pianista e tecladista Misael da Hora - que viria a ser também arranjador e produtor de "Inteira". Com ele, Andrea montou o show intimista "Versos e reversos do amor" e o apresentou no Rio de Janeiro em espaços como o Beco das Garrafas. Ao repertório do mais deslavado romantismo (de Chico, Caetano, Lulu, Vinicius, entre outros mestres no assunto), ela entremeava textos de Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. O espetáculo trouxe a inspiração para que ela enfim juntasse o Roberto Carlos e o Dorival Caymmi que tinha entranhados em si e voltasse a se empenhar na confecção de suas próprias e apaixonadas composições.
Um retiro na casa da família, na praia de Itaparica, foi providencial - alguns dos versos, a cantora literalmente escreveu na areia. "Foi um processo de busca da liberdade e do autoconhecimento", conta ela, que em pouco tempo reuniu uma série de letras, as quais passou para os seus parceiros musicais. "Inteira", no entanto, abre com a canção que ela fez sozinha ao longo dos anos, versos e melodia. Com toques contemporâneos de percussão eletrônica, "Amor sem fim" vai entre o tango (no acordeon de João Carlos Coutinho, em participação especial) e o blues, para revelar-se, enfim, um atemporal samba-canção. "Busquei te encontrar como um farol a me guiar", canta Andrea, deixando escapar uma das várias imagens marítimas que permeiam as músicas do EP.
Três outras faixas de "Inteira", ela fez com o paraibano Tadeu Mathias, compositor profissional (de canções para disco, teatro e publicidade) e ex-vocalista da banda de Elba Ramalho. Uma ingenuidade praieira e o doce toque de bandolim (de João Gaspar) conduzem "Te quero comigo do lado de cá", música de sabor antigo, daquelas que deflagram reminiscências sem que se saiba bem a razão. Noutro departamento, o da Bahia carnavalesca e funky evocada no arranjo de Misael da Hora, eles se encontram em "Transbordando", a trilha da libertação de Andrea: "Vou aonde eu queira me levar / vou com o vento, vou com o mar". Por fim, ela e Tadeu retornam à ternura com "Me dá tua lua", toada com refrão matador, que existe naquele universo de desmedida típico da mais popular música brasileira: "Te quero tanto, te quero assim, te quero todo, te quero em mim."
O EP se completa com "Vem pra mim", um sambolero com toque de Novos Baianos, feita por Andrea com a irmã, a também cantora Daniella Firpo, e o italiano Roberto Grignolio. Nos versos com fragrâncias de Aldir Blanc, encontra-se o relato um amor que saqueia e incendeia, sem poupar vítimas. "Quando o corpo de se expande / sonho rompe a medida / não queira que eu siga", recomenda a cantora ao ouvinte, esse cúmplice da sua paixão. Acompanhada no disco pelo produtor e arranjador Misael (piano, teclado e programações) e por João Gaspar (violão de aço, guitarra e bandolim), Tuca Alves (violão de nylon, violão de aço e guitarra), Léo Guimarães (contrabaixo), Mafram (percussão) e Rodrigo Dias (bateria), Andrea Ferrer agora não tem mais o que esconder: está pronta para o mundo. Inteira, enfim.


QUEM É ANDREA FERRER

De família de cantores, Andrea Ferrer nasceu na Bahia e mora no Rio de Janeiro. Com formação em música e em teatro, lançou dois álbuns em circulação nacional – “Séculos” e “Andrea Ferrer”. Em sua última turnê e projeto artístico, “Versos e Reversos do Amor”, com Misael da Hora, apresentou composições próprias junto com músicas de Chico Buarque, Caetano, entre outros, em diversas casas noturnas, como o Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro e em Salvador. Antes, fez temporada com o show “Andrea Ferrer Canta Família Gonzaga” também no Rio e Salvador, reverenciando a obra de Luiz Gonzaga - o Rei do Baião – e Gonzaguinha, em releituras que valorizam o toque particular que Andrea traz às canções. Entre seus projetos musicais, destaca-se também o show “Caetaneando”, no qual interpretou músicas de Caetano Veloso, em várias capitais.

www.andreaferrer.com.br

FICHA TÉCNICA

Título: Inteira
Cantora: Andrea Ferrer
Compositores: Andrea Ferrer, Tadeu Mathias, Roberto Grignolio e Daniella Firpo
Produção musical, Arranjo, Teclados, Programações: Misael da Hora

Violão, guitarra e bandolim: João Gaspar
Violão e guitarra: Tuca Alves
Bateria: Rodrigo Dias
Contrabaixo: Léo Guimarães
Percussão: Mafram do Maracanã
Participação especial, acordeon: João Carlos Coutinho
Distribuidora digital: Tratore

INFORMAÇÕES GERAIS
Lançamento do EP “Inteira”
Andrea Ferrer
Plataformas de streaming: 8 de julho
Show: 12 de julho, 22h30, Beco das Garrafas - R. Duvivier, 37 - J, K, L - Copacabana, Rio de Janeiro - (21) 2543-2962

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Júnia Azevedo

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!