Timbre da voz revela humor e pode até dar sinais de depressão - Lully FM - La Profundidad 88.1

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Timbre da voz revela humor e pode até dar sinais de depressão

Ilustração
A depressão é uma doença séria que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta quase 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Incapacitante, o transtorno é considerado a maior causa de suicídios no planeta.
A maioria dos depressivos não sabe que tem o problema, diz Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Uma das razões é a dificuldade de relacionar sintomas da depressão, que são bastante amplos, à condição.
Mas o diagnóstico pode se tornar mais fácil com um novo algoritmo, desenvolvido por pesquisadores do Canadá, capaz de detectar sinais de depressão no timbre de voz de uma pessoa.

Voz pode indicar humor e sinais de depressão

Baseados em trabalhos científicos anteriores que indicam que o timbre de voz de um indivíduo pode trazer informações sobre seu humor, os estudiosos criaram uma metodologia que combina diferentes algoritmos para reconhecer, por meio de sinais acústicos, possíveis indícios de depressão.
Com a ajuda do novo recurso, os pesquisadores esperam desenvolver uma espécie de “teste caseiro de depressão”. A ideia é transformar a descoberta em um aplicativo para celular que coletaria a voz da pessoa enquanto ela fala ao telefone e, rastreando os indicadores de humor, indicar sinais de uma possível depressão.

Apesar de não ter cura definitiva, a depressão pode ser tratada por meio de combinação de medicamentos e terapia e ter seus sintomas controlados, garantindo ao paciente uma vida livre de sintomas.

Depressão: sintomas e tratamentos

  • Sintoma da depressão que muitas vezes nem os médicos percebem
  • Depressão: 6 estratégias na alimentação que melhoram o quadro
  • Curar depressão: remédios, tratamentos naturais e terapias alternativas

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

 Vix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!