• NASA anuncia acordo internacional para padronizar exploração lunar

    Lua
    A Agência Espacial Norte Americana (NASA) revelou nesta sexta-feira (15) um conjunto de regras padronizadas para a exploração da Lua a partir do programa espacial Artemis.
    Apelidado de Artemis Accords, o documento estabelece parâmetros sobre temas como exploração de recursos, transparência e pesquisa científica para uma exploração "sustentável" do satélite natural da Terra.
    A expectativa da NASA e dos Estados Unidos é que outros países assinem o acordo para colaborar com o programa Artemis. A Artemis, vale lembrar, tem como objetivo enviar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024.
    "Quando vamos à Lua, há uma estrutura básica com a qual todos concordamos", afirmou Jim Bridenstine, administrador da NASA durante o anúncio do documento. "E se você concorda com essa estrutura, certamente,gostaríamos que você fizesse parte do programa Artemis."

    Com os Artemis Accords, a NASA espera criar uma estrutura mais sólida de regras do que a estabelecida pelo Tratado do Espaço Sideral de 1967, considerado vago em uma série de pontos.
    Um dos pontos descritos no novo acordo está a possibilidade de criação de “zonas de segurança”, espaços para exploradores trabalharem na Lua livre da interferências de outros países.
    “Haverá transparência; haverá relatórios; haverá registros; haverá na superfície da Lua, conforme países diferentes fazem coisas diferentes na mesma vizinhança, para que todos nós possamos operar de maneira transparente e muito clara, para que possamos realizar mais”, disse Bridenstine. "Esse é o objetivo final" (via The Verge).

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    Fonte The Enemy

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!