Instagram alerta para nova notícia falsa em publicação de Regina Duarte
  • Instagram alerta para nova notícia falsa em publicação de Regina Duarte

    Regina Duarte
    O Instagram estampou nesta quinta-feira um alerta sobre a existência de notícia falsa em uma publicação feita nesta pela atriz Regina Duarte, ex-secretária de Cultura do governo Jair Bolsonaro. É a segunda vez que a plataforma utiliza informações verificadas por agências de checagem de fatos para indicar que Regina está compartilhando dados inverídicos sobre a pandemia da Covid-19. A primeira foi em abril e dizia respeito ao uso da cloroquina no combate à doença.
    Nesta quinta, o selo de "Notícia falsa" passou a contar em uma imagem publicada em sequência pela artista, comentada mais de 850 vezes em quatro horas na rede social. O conteúdo em questão afirma que pandemias acontecem a cada cem anos, e mostra um padrão impreciso com datas em que teriam ocorrido crises sanitárias causadas por peste negra, cólera, gripe espanhola e a Covid-19.
    Um "verificador independente", conforme o Instagram denomina, concluiu que a imagem é falsa porque pandemias não seguem um padrão, as datas envolvidas na teoria não estão de acordo com a realidade e há episódios excluídos da hipótese, como a pandemia de gripe A em 2009, por exemplo.

    Reincidência

    Em 1º de abril, em episódio semelhante, Regina compartilhou uma foto de Bolsonaro ao lado do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com os dizeres "Liberação da cloroquina/hidroxicloroquina pela Anvisa, já com posologia para tratamento da Covid-19". O Instagram considerou, também com base em checagens independentes, que a publicação era "parcialmente falsa", uma vez que a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) era destinada a pesquisas envolvendo o medicamento, e não ao tratamento da doença.
    Regina deixou o comando da Secretaria Especial de Cultura em 20 de maio e anunciou, em vídeo gravado ao lado de Bolsonaro, que passaria a chefiar a Cinemateca de São Paulo, ligada ao governo federal. Até o momento, no entanto, a mudança de cargo não foi oficializada. O Palácio do Planalto cogita reestatizar a instituição para poder nomear Regina.

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    João Paulo Saconi do Jornal O Globo

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

    Seguir por E-mail