Globo rescinde contrato de transmissão do Campeonato Carioca
  • Globo rescinde contrato de transmissão do Campeonato Carioca

    Campeonato Carioca
    A Rede Globo anunciou nesta quinta-feira (02) que rescindiu o contrato de transmissão das partidas do Campeonato Carioca. A decisão foi tomada após a FlaTV exibir a partida entre Flamengo e Boavista no YouTube.
    Segundo a emissora, o episódio consistiu em uma quebra de contrato de exclusividade, assinado com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e com 11 clubes que disputam a competição, com exceção do Flamengo.
    Apesar da rescisão, a emissora confirmou que vai manter os pagamentos previstos para este ano. Os clubes com contrato e a Ferj foram informados da decisão na manhã desta quinta.
    “A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada”, divulgou a emissora em comunicado oficial.
    “No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca”, completou.
    O impasse entre o Flamengo e a Rede Globo, que já se estendia por algum tempo, ficou ainda mais acalorado após a Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera a venda dos direitos de transmissão no Brasil e teve participação direta de Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro.
    O clube carioca se baseou na MP para transmitir a partida em seu canal do YouTube. Porém, a emissora alega que contratos em vigência não poderiam ser alterados com a nova decisão.
    “O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição”.
    A Rede Globo havia acionado a justiça para impedir que o duelo entre Flamengo e Boavista fosse transmitido pela FlaTV. No entando, a decisão judicial foi favorável ao Flamengo, permitindo que o clube seguisse com a programação de transmitir suas partidas. Agora, Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do clube, informou que a emissora também desistiu do processo contra o Rubro-Negro, que está livre para exibir suas partidas como mandante.

    Mas como fica a transmissão do Campeonato Carioca?

    A partir da rescisão de contrato e da quebra de exclusividade, a Rede Globo informou que não vai mais transmitir qualquer partida do regional do Rio de Janeiro, já incluindo as três partidas desta quinta-feira - Macaé x Fluminense, Vasco x Madureira e Volta Redonda x Resende -, que teriam transmissão na TV fechada.
    “Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca - incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere”.
    Por fim, a emissora lembrou de sua longa parceria com clubes brasileiros e garantiu que seguirá com os pagamentos previstos para o restante da temporada, mesmo com a rescisão contratual.
    “Apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes”, destacou.
    “Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros”, concluiu.
    Ainda na tarde desta quinta-feira, a federação carioca emitiu comunicado no qual proíbe, até posterior decisão, os clubes que assinaram contrato com a Globo de transmitirem seus jogos em suas plataformas. Mesmo assim, o Vasco da Gama decidiu transmitir o duelo contra o Madureira em seu canal de YouTube.

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    Fonte Goal

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

    Seguir por E-mail