Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida extraterrestre microbiana
  • Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida extraterrestre microbiana

    Foto: Akihiro Ikeshita
    Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14) na revista científica Nature um artigo afirmando terem encontrado gás fosfina na atmosfera de Vênus, um tipo de gás encontrado na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.
    "Detectamos um gás chamado fosfina na atmosfera de Vênus. Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta", informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.
    O gás fosfina existe na atmosfera terrestre e é produzido por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou por atividade industrial. Em Vênus, ele é gerado por processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos. Os cientistas não conseguiram identifica a fonte da fosfina no planeta.
    "Estamos animados com a descoberta", afirmou uma das autoras, Sara Seager, professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em coletiva para anunciar a descoberta.

    "Mas não estamos afirmando que encontramos vida em Vênus", ponderou Seager.

    Segundo o artigo, a descoberta do gás na atmosfera de Vênus é surpreendente porque as condições na superfície do planeta são hostis à vida e a composição das suas nuvens, local onde foi identificada a fosfina, é altamente ácida. "Em tais condições, a fosfina seria destruída muito rapidamente", diz o texto.
    Os cientistas afirmam que outras observações de Vênus e demais estudos são necessárias para explorar a origem da fosfina na atmosfera do planeta.

    Esta matéria está em construção. 

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    Fonte G1

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

    Seguir por E-mail