Queda de cabelo: entenda por que os fios caem e como tratar o problema
  • Queda de cabelo: entenda por que os fios caem e como tratar o problema

    Ilustração

    Se você reparou que seus fios de cabelo tem caído muito mais do que o normal, pode ficar sossegada que este não está sendo um problema exclusivo seu! Desde o início da quarentena, muitas meninas passaram a se queixar dos tufinhos que não param de aparecer no chão. Para entender melhor sobre esse assunto, que tem preocupado muita gente, a CH conversou com duas especialistas que explicaram que este é mais um dos efeitos do isolamento social.
    Além das espinhas que aumentaram durante este período, as reclamações sobre as quedas de fios se tornaram cada vez mais frequentes na vida dos dermatologistas e tricologistas, mas esse evento não é exclusivo do momento em que vivemos, mas sim uma consequência do estresse causado pelo coronavírus.
    Quando estamos muito ansiosos ou nervosos, nosso cabelo pode perder sua força e, consequentemente, cerca de três meses depois, eles acabam caindo. Essa condição é chamada de Flúvio Telogeno Agudo e faz com que ao invés de perdermos diariamente 100 a 120 fios, quando estamos nesta fase, esse número pode dobrar ou triplicar.

    Os cuidados necessários

    Parece que não, mas nossa alimentação e nosso sono afetam bastante na saúde dos fios, sabia? Manter uma rotina saudável, com as vitaminas e minerais necessários, e uma rotina organizada é importantíssimo para que nosso organismo consiga funcionar e trabalhar da forma correta. Afinal, o cabelo é um anexo do nosso corpo! Como 90% dos fios são feitos de proteína, as especialistas explicam que o aporte desse tipo de alimento precisa estar sempre alto, assim como legumes, verduras e frutas que são ricos em ferro e outros nutrientes.
    Já falamos bastante sobre a importância de entender seus fios para poder cuidar direitinho da juba! Hehe. A dica é consultar um especialista que possa te ajudar nessa hora! Os cosméticos ficam separados em cinco categorias: seco, normal oleoso, misto e com química. Usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo ajuda a preservar sua saúde, uma vez que entregamos aquilo que ele precisa, por exemplo, mais nutrição, hidratação, etc.
    Assim como temos uma rotina de cuidados com a pele, precisamos ficar atentos como tratamos nosso cabelo. Quando está molhado, ele fica mais sensível e pesado, e, por isso, exige uma atenção ainda maior – principalmente por causa da possibilidade de proliferação de bactérias. Prendê-lo antes de estar completamente seco faz com que os fios quebrem e, se tiver muita tensão, assim como na escovação, a força que colocamos pode acabar machucando nosso coro cabeludo e fragiliza-lo ao longo do tempo.

    Sempre alerta!

    A partir do momento que a vida volta a normalidade e, aos poucos, voltamos para rotina com menos tensões e ansiedade, os fios podem sim parar de cair. Vale lembrar que existem outros motivos para a queda excessiva de fios, ok? Então é importante ficar atenta a possíveis sinais do seu corpo!
    Por isso, caso note que o problema está se agravando, é essencial procurar um especialista para entender não só o motivo por trás do sintoma, por exemplo, alguma questão de saúde ou uma predisposição genética, mas também para checar se é necessário intervir com um tratamento ou repensar hábitos que podem contribuir com a situação.

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

    Seguir por E-mail