News

10/recent/ticker-posts

Raios no céu de Brasília impressionam

Foto: Leo Caldas/G1
O temporal que caiu sobre parte do Distrito Federal, neste sábado (5), veio acompanhado de raios que iluminaram o céu da capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em um intervalo de 12 horas, houve 1.150 descargas elétricas no DF e Entorno.
A tempestade foi registrada pelo fotógrafo Leo Caldas. Com a câmera fixa em um tripé na varanda de casa, o morador de Águas Claras gravou o espetáculo de luzes, entre 12h e 13h. Nas imagens, é possível ver raios também sobre Taguatinga e Vicente Pires.
O meteorologista do Inmet Francisco de Assis explica que raios são resultados de descargas elétricas que partem em direção ao solo. Eles ocorrem devido à diferença do campo magnético entre nuvens cumulus nimbus – conhecida como "nuvem dos temporais" – e a Terra.

"Essas nuvens se formam em uma grande extensão vertical, de 18 km de altura. Dentro delas têm vapor de água, gelo e, na base, fica a carga positiva. Com a carga negativa da Terra, forma-se um campo magnético, a nuvem sobrecarrega e a descarga ocorre em forma de eletricidade".

 No DF, a chuva causou uma série de transtornos, entretanto, não há incidentes relacionados a raios. Em Águas Claras, carros ficaram parcialmente submersos, houve queda de árvores e uma das estações de Metrô da região foi invadida pela água, que descia do teto formando uma espécie de cachoeira.

Foto: Leo Caldas/G1

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Fonte G1

Postar um comentário

0 Comentários