• Nutricionista Zilar Coelho fala sobre motivos que dificultam a perda de peso

    Nutricionista Zilar Coelho
    Uma alimentação saudável não significa uma alimentação restrita, repetitiva e sem cor, pelo contrário, uma alimentação saudável inclui alimentos diversificados, coloridos e agradáveis ao paladar. Para quem planeja emagrecer, uma alimentação equilibrada e balanceada é fundamental para alcançar os resultados ideais. Emagrecer não é apenas perder peso, é necessário um acompanhamento profissional para auxiliar na alimentação individualizada para que não haja prejuízos à saúde e seja adequada à rotina, além de mudanças comportamentais que levarão a novos hábitos e a uma mudança no estilo de vida.
    Segundo a nutricionista Zilar Coelho, "a perda de peso é um problema para muitas pessoas: apesar do esforço, muitos têm dificuldade em atingir sua meta. E vários fatores podem contribuir para isso. O controle do peso está ligado a diversos hormônios, cujos níveis muitas vezes estão sob controle de nossa genética. Eles regulam apetite, saciedade, gasto calórico, depósito localizado de gordura, capacidade muscular e são controlados pelos genes. Assim, dois indivíduos fazendo o mesmo exercício podem apresentar um gasto calórico diferente um do outro. O mesmo em relação à dieta, que pode ter um impacto diferente entre as pessoas".
    A ansiedade pode determinar aumento de peso por dois motivos básicos: o aumento da compulsão por alimentos prazerosos, que elevam os níveis de dopamina, e por açúcares, que elevam os níveis de serotonina. Ambos os hormônios determinam prazer e acalmam a pessoa, compensando a ansiedade. Além disso, algumas pessoas produzem, sob estresse crônico, altos níveis de cortisol, um hormônio que determina acúmulo de gordura (principalmente abdominal) e acúmulo de líquido.
    A redução e a má qualidade do sono também determinam diversas alterações: redução dos níveis de hormônio do crescimento, promovendo perda de massa muscular e aumento da gordura abdominal. Pode ocorrer também o aumento do hormônio que estimula o apetite e a redução do hormônio que impede o acúmulo de gordura. 
    Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional que possa tratar de cada um desses fatores, pois genética não é destino, é totalmente possível expressar ou silenciar genes com hábitos de vida saudáveis, assim como controlar a ansiedade e os fatores que levam a má qualidade do sono, promovendo a saúde e melhor qualidade de vida.

    Dra. Zilar Coelho trabalha com Nutrição Clínica funcional. Formada em Nutrição pela Unisuam, com especialização em Estética pela Veiga de Almeida e pós graduação em Fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica pela UFRJ. Atualmente atende no Centro Estético Bianca Sanoli, no Méier, e a partir de fevereiro, em consultório no Shopping Nova América, Del Castilho, RJ. Também faz atendimento online.

    Instagram @nutrizilarcoelho

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    Assessoria de Imprensa
    Paula Ramagem

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!