• Pessoas com câncer têm taxa de mortalidade por Covid-19 seis vezes maior, diz estudo

    Ilustração 
    Um novo estudo brasileiro mostra que os pacientes oncológicos com 
    Covid-19 têm taxa de mortalidade seis vezes maior do que o índice global, que é de 2,4%. Ou seja, o índice de mortes em pessoas com câncer é de 16,7%. Especialistas da área defendem que este grupo seja prioritário na vacinação contra o coronavírus.
    Publicada esta semana no Journal of Clinical Oncology (JCO), a pesquisa foi conduzida por médicos do grupo Oncoclínicas, que identificaram e acompanharam 198 pacientes oncológicos que desenvolveram Covid-19 entre março e julho de 2020. Destes, 33 morreram.
    Dentro do grupo de pacientes oncológicos, segundo o estudo, alguns fatores aumentaram o risco de um mau prognóstico, como pacientes idosos tinham maior chance de mortalidade por Covid-19, assim como aqueles com comorbidades anteriores e histórico de tabagismo.
    A maior taxa de mortalidade foi encontrada em pacientes com neoplasias do trato respiratório, principalmente câncer de pulmão metastático, e tumores hematológicos, como linfomas e leucemia. Nesta categoria, o índice de mortes foi de 43,8%.
    De acordo com o estudo, diferentes modalidades de terapia contra o câncer, como quimioterapia, terapia hormonal, imunoterapia ou radioterapia, não foram associadas à mortalidade por Covid-19.
    Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil conta com mais de 1,5 milhão de pessoas que dependem de tratamento oncológico, número que tende a aumentar, de acordo com a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de novos 625 mil diagnósticos para 2021.

    Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

    Fonte Yahoo

    Nenhum comentário

    Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!