Pessoas com câncer têm taxa de mortalidade por Covid-19 seis vezes maior, diz estudo
![]() |
Ilustração |
Publicada esta semana no Journal of Clinical Oncology (JCO), a pesquisa foi conduzida por médicos do grupo Oncoclínicas, que identificaram e acompanharam 198 pacientes oncológicos que desenvolveram Covid-19 entre março e julho de 2020. Destes, 33 morreram.
Dentro do grupo de pacientes oncológicos, segundo o estudo, alguns fatores aumentaram o risco de um mau prognóstico, como pacientes idosos tinham maior chance de mortalidade por Covid-19, assim como aqueles com comorbidades anteriores e histórico de tabagismo.
A maior taxa de mortalidade foi encontrada em pacientes com neoplasias do trato respiratório, principalmente câncer de pulmão metastático, e tumores hematológicos, como linfomas e leucemia. Nesta categoria, o índice de mortes foi de 43,8%.
De acordo com o estudo, diferentes modalidades de terapia contra o câncer, como quimioterapia, terapia hormonal, imunoterapia ou radioterapia, não foram associadas à mortalidade por Covid-19.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil conta com mais de 1,5 milhão de pessoas que dependem de tratamento oncológico, número que tende a aumentar, de acordo com a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de novos 625 mil diagnósticos para 2021.
Fonte Yahoo
Nenhum comentário
Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!