Tomar café diariamente provoca alterações no cérebro, dizem cientistas

Tomar café diariamente provoca alterações no cérebro, dizem cientistas

Tomar Café 
Algo surpreendente sobre o consumo de café foi descoberto por um grupo de pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça. Um estudo feito com 20 voluntários saudáveis mostrou que tomar uma inocente 
xícara da bebida por dia é capaz de alterar o volume da massa cinzenta do cérebro. No entanto, o efeito parece ser temporário.
A massa cinzenta, sujeita a alterações, se refere às partes do sistema nervoso central compostas principalmente pelos corpos celulares das células nervosas.
O estudo foi publicado na revista científica Cerebral Cortex. Os pesquisadores observaram, por outro lado, que o consumo da mesma quantidade da bebida não parece ter efeito na qualidade do sono, como muitos acreditam.
Os 20 voluntários selecionados para participar  do estudo consumiam café regularmente. Durante o estudo, que durou dez dias, eles foram tomaram três cápsulas de cafeína de 150 miligramas diariamente. Durante esse período, eles não consumiram outras fontes de cafeína.
Depois disso, o protocolo foi repetido por mais dez dias, nos quais os participantes receberam comprimidos de placebo (substância sem efeito algum).

Sono não alterado

A comparação dos dados revelou que a profundidade do sono dos participantes foi igual, independentemente de terem tomado a cafeína ou as cápsulas de placebo.
Por outro lado, foi possível observar uma diferença significativa na massa cinzenta, dependendo se o sujeito havia recebido cafeína ou placebo.
Após 10 dias de placebo – ou seja, ” abstinência de cafeína ” – o volume de substância cinzenta foi maior do que após o mesmo período de tempo com cápsulas de cafeína.
Outo ponto interessante do estudo é que após apenas 10 dias de abstinência de café, a massa cinzenta dos voluntários se regenerou significativamente.
Apesar dos achados, os cientistas disseram que não podem afirmar que a cafeína tem necessariamente um impacto negativo no cérebro, mas destacam que é importante a realização de estudos mais aprofundados sobre o assunto.

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Fonte Catraca Livre 

Post a Comment

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Postagem Anterior Próxima Postagem