“Cansei”: Flávia Souza lança rap sobre discriminação racial e desigualdade

“Cansei”: Flávia Souza lança rap sobre discriminação racial e desigualdade

Flávia Souza
Mulher, negra e empoderada, a multi-artista Flávia Souza, lançou desde o dia 16 de abril, pela gravadora GRV, seu segundo single “Cansei”, produzido pelo DJ Fábio Broa, nas mais importantes plataformas como Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music, Youtube e claro, hoje você já ouve aqui na Lully FM. O rap autoral reforça o cansaço perante o contexto contemporâneo da herança colonial e a persistência da lógica escravista, trazendo reflexões que atravessam o cotidiano dos desfavorecidos economicamente e da população afrodescendente. “A sociedade nos coloca na posição de precisar militar o tempo todo. Isso nos desumaniza e aprisiona. Estamos cansadas e cansados de ver pessoas morrendo sufocadas, seja pelo coronavírus ou asfixiadas por policiais. Chega dessa violência contra a gente”, enfatiza.

Com versos vcomo "rico, branco, preto e pobre somos todos humanos", " a cor é causa de dor" e "filho que mata pai e irmão que mata irmão", a música retrata um panorama atual de diferenças sociais e econômicas, além de um mundo de incertezas e pouca liberdade. O lançamento de “Cansei” vem seguido do sucesso da música “Afrontosa”, lançada em fevereiro deste ano, que conta com mais de 35 mil visualizações no Youtube. Em ritmo de dancehall pop, com toques de jongo, “Afrontosa” é um grito de liberdade, autoestima e empoderamento feminino e negro.

Pela sua contribuição ao movimento, Flávia Souza também será homenageada pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, que realiza sua 8ª edição em 2021. Em votação promovida pelas redes sociais, com mais de 700 indicações, a artista está entre as três mais votadas. “Neste momento, ser homenageada e premiada é uma loteria. Nós, artistas, estamos sendo afetados com força e, como uma artista independente, isso faz uma diferença muito grande”, diz a cantora.

Sobre Flávia Souza

Atriz, cantora, escritora e coreógrafa, Flávia é atuante na cena Hip Hop desde 1997. Militante, engajada e articulada com movimentos populares, suas composições propõem reflexão sobre questões raciais, de gênero, amor, diversão e diversidade. Integrou o grupo Negros por Excelência em turnês interestaduais, além de shows de abertura dos Racionais MC’s, RZO com participação de MV Bill. Fundou, em 1998, o premiado grupo de rap feminino Negresoul. Entre as influências do seu repertório, estão o soul, R&B, trap, afrobeat, jongo e maracatu, uma mistura de ritmos brasileiros nas batidas eletrônicas do Hip Hop. Tem passagem pela Cia dos Comuns, fez o espetáculo “As Festas da Tia Ciata”, o musical sobre a vida de Dona Ivone Lara e faz parte da diretoria da Frente Nacional Mulheres no Hip Hop, que busca a inserção de mulheres nesse cenário musical. 

Flávia Souza é diretora da Associação Cultural Afrolaje, fundada em 2012, no Engenho de Dentro, região do Grande Méier, no Rio de Janeiro. O projeto surgiu na laje da casa de Flavia, como uma releitura da ressignificação da laje das casas de comunidades carentes do Rio de Janeiro, lugar reconhecido como um espaço de encontro de guetos e foco de resistência cultural. Através do Jongo, capoeira angola e outras manifestações de patrimônio imaterial do Brasil, o Afrolaje reúne apresentações pelo Theatro Municipal do Rio, Teatro Carlos Gomes, Circo Voador, Engenhão, Festival Madalenas em Berlim, turnê pela Itália, cerimônia no consulado da Angola, participação nas Olimpíadas 2016 e diversos shows, oficinas e cerimoniais pelo Brasil e exterior. Também recebeu variados prêmios como o Fazedores do Bem, em 2017, pelo recorde de inserções em mais de 300 escolas e Menção Honrosa Ubuntu, no teatro Carlos Gomes, em 2020.

Ficha Técnica “Cansei”

Artista e composição: Flávia Souza | Produção Musical: DJ Fabio Broa| Capa: Flávia Souza | Foto: Natureza França | Edição e Distribuição: GRV

Além das plataformas digitais, ouça o single "Cansei" na programação da Lully FM! 

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Post a Comment

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Postagem Anterior Próxima Postagem