News

10/recent/ticker-posts

Medicina Funcional - Tratando as causas e não apenas aos sintomas

Divulgação
A Medicina Funcional é uma vertente que lida de um modo diferente com os problemas enfrentados pelos pacientes. Boa parte de sua abordagem é ver o paciente como um todo e buscar alternativas para tratar todo o organismo, e não apenas o centro da questão. Um dos pontos principais consiste  em identificar a causa primária de cada problema de saúde, enxergando o indivíduo como um grande universo, no qual os sistemas se relacionam e conversam entre si.
Dr. Maurício Medina é cirurgião plástico e de mãos, trabalha com medicina estética e nutrologia. A Dra. Danielly França é nutricionista clínica e esportiva, com especialização em fitoterapia e suplementação.
A principal diferença entre nutrólogo e nutricionista está na abordagem dada ao paciente. Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.
O nutricionista tem um conhecimento muito mais específico sobre os alimentos, enquanto o nutrólogo tem um enfoque maior em identificar as deficiências e fazer um possível diagnóstico. Sendo assim, acabam desenvolvendo um trabalho em parceria, onde o nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista uma dieta específica e adequada para as deficiências de um paciente.
Agora, ambos se uniram para dar aos pacientes um tratamento multidisciplinar, através de medicina funcional, onde o foco está nas necessidades e na escuta dos pacientes.
"Além disso, uma coisa que se destaca é a ideia de que o corpo pode e vai se curar quando receber as circunstâncias certas, remover mais coisas do que adicionar coisas. Por exemplo, remover açúcar da dieta, ao invés de adicionar medicamentos anti-diabéticos. Reorientando de forma inteligente a dieta, ao invés de adicionar drogas para baixar o colesterol. Desembale menos e descasque mais", fala Danielly França.
"Depois de passar por um período de angústia, solidão e medo, é normal que a humanidade, ao vislumbrar a esperança de controle da epidemia, sinta uma renovada vontade de se embelezar para voltar à vida... em outros fatores para uma busca estética.A saúde mental é sinônimo de qualidade de vida emocional, ou seja, o equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida. A saúde física é a dimensão mais básica do bem-estar humano, representada por um corpo em pleno funcionamento, livre de doenças, bem nutrido e ativo", explica Mauricio Medina.

Os princípios da medicina funcional:


1 – Individualidade do paciente. 
2 – Compreensão do paciente em sua totalidade. 
3 – Cuidado com o paciente e não com a doença. 
4 – Saúde como vitalidade e não como ausência de doença. 
5 – Equilíbrio entre fatores internos e externos.

Instagram: @drmauriciomedina
Instagram: @nutrydanyfranca

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Postar um comentário

0 Comentários