News

10/recent/ticker-posts

Como a cultura pop tem ajudado a enfrentar a quarentena

Cultura Pop no cinema
Comemorado anualmente em 25 de maio, o Dia do Orgulho Nerd de 2021 terá um gosto muito diferente do que estamos acostumados. Embora já estivéssemos presos em nossas casas em maio do ano passado, em 2020 ainda vislumbrávamos uma luz no fim do túnel da quarentena causada pelo coronavírus e esperávamos esperançosos pelo encerramento do lockdown. Um ano depois, ainda estamos em nossas casas, a maior parte de nós isolados e longe dos nossos amigos com quem apaixonadamente debatíamos sobre filmes, quadrinhos, séries e jogos que tanto nos marcaram. Porém, apesar das adversidades e impedimentos, a comunidade nerd se uniu como deu e ajudou seus membros a enfrentarem os desafios psicológicos do isolamento.

Durante esse longo ano longe das salas de cinema e grandes eventos, nos voltamos para nossos amigos virtuais para discutir e teorizar sobre nossas produções favoritas. A paralisação da indústria cinematográfica não impediu que concentrássemos nossas atenções em produções envolventes e criativas. O Poço, A Máfia dos Tigres, The Mandalorian, The Boys, O Gambito da Rainha e mais centralizaram as discussões, não só de teorias, mas do alcance e domínio do streaming no cenário atual. Independente das opiniões pessoais sobre esses títulos, todos os fandoms tiveram a chance de expor suas ideias, que chegavam com maior facilidade a criadores de conteúdo (e até de grandes nomes por trás dessas produções) graças a ferramentas como Twitter, Instagram e Twitch.

A quantidade de produções lançadas em plataformas de fácil acesso também facilitaram essa integração da comunidade. Nos últimos meses, as sextas-feiras foram tomadas pelos debates criados pelos episódios mais recentes de WandaVision, The Boys, Falcão e o Soldado Invernal, Invencível e The Mandalorian, com os respectivos fandoms dominando as redes sociais. Apesar de um spoiler ou outro propagado nas redes, um acordo silencioso da comunidade nerd parecia reinar para que todos pudessemos aproveitar ao máximo a experiência trazida por títulos que se tornaram o escape perfeito durante o isolamento.

Houve também um esforço maior para conectar criadores de conteúdo com o público. Antes quase exclusivamente dedicada ao streaming de games, a Twitch se tornou um canal ideal para conversar sobre temas mais diversos. Quadrinhos, animes, literatura, séries, RPG de mesa, tutoriais de maquiagem… A plataforma ganhou cada vez mais relevância por permitir que a comunidade inteira se sentisse reunida e participativa, como se cada live fosse uma mini-convenção com seus próprios painéis.

Não há dúvidas de que, assim como o restante do mundo, o público-alvo da maior parte das produções da cultura pop segue dividido. Ainda assim, houve ao longo desse período um entendimento universal de que nenhum de nós, independente de seus gostos, está sozinho, mesmo que isolado. Todas as histórias estão podendo ser ouvidas e contadas e em mais plataformas do que nunca. É claro que, como qualquer sociedade, a comunidade nerd tem muito o que melhorar, mas neste Dia do Orgulho Nerd, podemos celebrar a rede de apoio que encontramos nas nossas franquias favoritas e uns nos outros.

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM! 

Fonte Omelete

Postar um comentário

0 Comentários