Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca estreia “Série Concertos Santander” no Rio de Janeiro

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca estreia “Série Concertos Santander” no Rio de Janeiro

Divulgação

Estreia nos dias 23 e 24 de junho, 4af e 5af, Série Concertos Santander, que une a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) a uma das mais importantes instituições financeiras da América Latina, o Santander Brasil. Sob a direção musical do maestro Anderson Alves, o grupo formado por músicos, jovens estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, se apresenta no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, às 19h, com todos os protocolos de segurança para os alunos e equipe envolvida. As exibições também serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial do Orquestra nas Escolas no YouTube: https://www.youtube.com/orquestranasescolas

Os concertos contarão com a participação mais do que especial do jovem paulistano, Guido Sant’Anna. O violinista de 15 anos se apresenta em orquestras desde os sete anos de idade e, mesmo tão jovem, já possui experiência relevante como músico.

No programa da apresentação, os 60 jovens da OSJC interpretarão Heitor Villa-Lobos, Johann Sebastian Bach, Paganini e Georges Bizet. O grupo é constituído por alunos que passam por um amplo programa de educação e formação musical bem como os 41 jovens que compõem o Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro, sob a regência de Andre Amaral.

“Acreditamos e somos a empresa que mais investe na Educação no mundo. Juntamente com a música, compõe instrumento para a transformação social do País. Nosso patrocínio à OSJC representa o compromisso do Santander com o desenvolvimento sociocultural brasileiro por meio do investimento em políticas de inclusão social”, afirma Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. O apoio do banco faz parte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS.

Desde 2017, jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro compõem a OSJC. Os músicos já se apresentaram em salas de concerto de grande visibilidade e dividiram o palco com muitos convidados especiais, artistas de grande prestigio no Brasil e no exterior, como João Bosco, Guilherme Arantes, Elba Ramalho e Toquinho. A OSJC também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos.

“Na OSJC, a educação e a música são meios para a construção de processos de transformação social concretos, com novos horizontes para os estudantes e resultados duradouros para suas famílias e toda a sociedade”, reflete Moana Martins, coordenadora de Projetos do IBME.

Série Concertos Santander será apresentada em diversas datas em 2021, a partir de 23 de junho, no formato ao vivo, com transmissão direta, online e gratuita.

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Direção musical e regência: Anderson Alves

Componentes: 60 

Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro

Regente Andre Amaral

Componentes: 41

Mezzo-soprano: Noeli Mello

PROGRAMA  | I PARTE

Johann Sebastian Bach | Prelúdio e Fuga em Ré menor, BWV 539 (orquestração: Anderson Alves)

Paganini | Concerto para violino No. 1 (1º mov) | Solista: Guido Sant’Anna – SP

Heitor Villa-Lobos | Bachianas Brasileiras No. 7 (fuga – conversa)

PROGRAMA  | II PARTE

Georges Bizet | Trechos da ópera Carmen

Abertura | Prelúdio

Aragonaise | Seguidille | Habanera | Intermezzo | Chanson Bohême | Les Dragons d’Alcala | Avec La Garde Montante | Nous Arrivons, Nous Voilá!

Ficha Técnica

Coordenadora de Projetos do IBME: Moana Martins
Direção musical e regência: Anderson Alves

Serviço:

Estreia Série Concertos Santander com Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca | Regente Anderson Alves

e Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro | Regente André Amaral

Participação especial Guido Sant’Anna | violino

Dia: 23 e 24 de junho de 2021 | 4ªf e 5ªf | às 19h

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira

(de acordo com protocolos de segurança)

Classificação: Livre

Transmissão ao vivo pelo Canal:

https://www.youtube.com/orquestranasescolas

Sobre IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação

Criado em 2011 no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Música e Educação acumula, desde então, um amplo histórico de programas e projetos que promovem vivências artísticas e educacionais. Com o intuito de  modificar a vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro, o IBME tem a missão de contribuir com a transformação social por meio da educação e da música.

Redes Orquestra nas Escolas:
youtube.com/orquestranasescolas
facebook.com/orquestranasescolas
Instagram: @orquestranasescola

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Post a Comment

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Postagem Anterior Próxima Postagem