![]() |
Cinemateca em São Paulo |
Um incêndio atingiu nesta quinta-feira (29) um galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Até o momento, não há registro de vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 11 viaturas foram enviadas para a Rua Othão, 290, após o chamado ser registrado por volta das 18h (horário de Brasília). No endereço há um conjunto de galpões que guarda parte do acervo da Cinemateca Brasileira.
O prédio em questão não é a sede principal da Cinemateca, que está localizada na Vila Clementino, na zona sul da capital paulista. No galpão, porém, teria um acervo de pelo menos 2 mil documentos e filmes de longas e curta-metragens armazenados.
De acordo com informações preliminares, o incêndio teria começado com um curto-circuito do ar condicionado. A principal instituição de preservação do audiovisual do Brasil está no meio de um imbróglio envolvendo o governo federal que já se arrasta há anos. No ano passado, inclusive, o Ministério Público Federal em São Paulo apresentou uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca.
Urgente! O maior acervo de imagens em movimento da América do Sul está em chamas. Nada poderia representar mais o descaso do governo Bolsonaro com a cultura brasileira. Que dia triste, que gestão desastrosa. Alguns dos efeitos do desgoverno Bolsonaro serão irrecuperáveis. pic.twitter.com/BLMgVUm7ep
— Humberto Costa (@senadorhumberto) July 29, 2021
Que tragédia, meu Deus! Incêndio na Cinemateca Brasileira. Quem pagará por este pavoroso crime contra a memória nacional? É o rastro de destruição deste governo genocida que mata brasileiros e destrói nossa história. Chega, chega! Fora criminosos!
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 29, 2021
pic.twitter.com/Q1LF7pgJMA
Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!
Fonte Terra