![]() |
Réveillon em Copacabana |
A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (29), um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade. Serão 3 etapas, de 2 de setembro até 15 de novembro. O anúncio também incluiu o réveillon e o carnaval.
A primeira etapa, que prevê a reabertura de estádios e boates com 50% do público, depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a reabertura será acompanhada de uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro, em toda a cidade .
Paes disse que o planejamento é otimista e conservador ao mesmo tempo.
"Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante, imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas (...) Tudo indica, nesse momento, os dados, internações, óbitos, que a gente vive um momento melhor. Não é um momento ideal ainda, por isso as restrições continuam e a abertura é gradual", disse.
Veja como será a liberação a partir de setembro
2 de setembro:
- liberação de eventos em ambientes abertos;
- estádios: 50% do público com vacinação completa;
- boates, casas de shows e festas em áreas fechadas: 50% do público também vacinados com 1ª e segunda dose.
17 de outubro:
- estádios: 100% do público com vacinação completa;
- boates, casas de shows e festas em áreas fechadas: 100% do público com vacinação completa.
Os eventos terão checagem de situação vacinal das pessoas, com o aplicativo Connect SUS, do Ministério da Saúde, segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz. Quem não tiver sido vacinado, será barrado.
15 de novembro:
- uso de máscara obrigatório só no transporte público e em unidades de saúde
- livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento
Lançamento com festa
O lançamento da primeira etapa de flexibilização prevê:
- fechamento de ruas para o trânsito;
- eventos em pólos gastronômicos;
- DJs em pontos da orla;
- iluminações e projeções;
- apresentações musicais;
- ponto facultativo no dia 3 de setembro (sexta-feira);
- manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos com priorização de artistas locais;
- meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade;
- mapping e orquestra nos Arcos da Lapa;
- programação especial nas cidades das Artes e do Samba;
- atividades em todas as vilas olímpicas da cidade;
- meditação, tai chi chuan e ioga em praças e parques;
- Taça Renasce Rio: partida comemorativa ("de preferência no Maracanã", diz Paes) com 50% do público;
- campeonato de futebol solidário em comunidades;
- Jogos de Botequim.
'Maior Réveillon da história', diz o prefeito
O prefeito disse ainda que o réveillon será o "maior da história da cidade" e que o carnaval, se tudo caminhar como o previsto, será realizado.
Paes disse que semana que vem a prefeitura divulga o caderno de encargos da festa de Ano Novo e lembrou que a cessão do Sambódromo foi assinada.
"Já estamos quase fechando os detalhes do apoio e do patrocínio que a prefeitura fará para as escolas de samba. Há uma cláusula que diz: 'Olha, caso não aconteça, na data programada, as escolas terão a obrigação de fazer numa data programada pela prefeitura'. Mas nós estamos programando diante dos dados – aí, desculpe, são os epidemiologistas que podem nos dizer – que a gente vai ter, sim, réveillon e carnaval".
Fonte G1