Covid: estudo sugere que fumar pode diminuir resposta imune da vacina

Covid: estudo sugere que fumar pode diminuir resposta imune da vacina

Ilustração

Uma pesquisa recente, feita por pesquisadores japoneses do Utsunomiya Hospital e da Jichi Medical University, indica uma resposta imunológica mais baixa contra a
covid-19 para fumantes, em comparação com o restante da população vacinada. 

A vacina da Pfizer foi usada para um estudo preliminar, realizado por 378 profissionais de saúde, que analisaram os níveis de anticorpos protetores induzidos pelo imunizante, usando amostras de sangue obtidas cerca de três meses após a aplicação da segunda dose.

Cientistas ainda farão “testes de pares” para mais comparações sobre tabagismo na pesquisa

Entre outras descobertas, os resultados mostraram que participantes mais velhos tinham menos anticorpos que os mais novos, algo já visto em trabalhos anteriores de outros grupos de estudo. Depois da idade, os únicos fatores de risco para níveis mais baixos de anticorpos eram sexo masculino e tabagismo.

Contudo, os pesquisadores especulam que a diferença de sexo não esteja relacionada a fatores biológicos, mas, sim, ao tabagismo, já que o número de homens fumantes que participaram do estudo era o dobro em relação ao de mulheres. Os cientistas apontaram ainda que ex-fumantes apresentaram um resultado imunológico melhor do que fumantes ativos.

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM! 


Post a Comment

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Postagem Anterior Próxima Postagem