Cinema

[Cinema][bsummary]

Esporte

[Esporte][bigposts]

Folietims

[Folietim][twocolumns]

'O desequilíbrio ambiental afeta a nossa saúde muito mais do que se pensa', diz pesquisadora

Desequilíbrio Ambiental

Lilian Catenacci é veterinária. Mas suas pesquisas tratam da saúde das pessoas e do planeta como um todo. Estuda “Saúde Única (One Health)”, um conceito que trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente. Adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o princípio se tornou vanguarda com a pandemia de Covid-19, cuja origem é associada ao desequilíbrio ambiental. Por suas pesquisas, Catenacci, de 39 anos, foi uma das vencedoras do programa “Para Mulheres na Ciência”, uma iniciativa da L’Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

Nascida na zona norte de São Paulo, ela já viveu três anos isolada, no meio da floresta atlântica na Bahia, para estudar macacos. Fez doutorado em virologia no Instituto Evandro Chagas, no Pará. Morou um tempo nos EUA. Voltou ao Brasil e seguiu para o Piauí em 2010 e agora investiga a febre do oeste do Nilo, infecção causadora de encefalite que figura na lista das doenças com potencial epidêmico. É professora da Universidade Federal do Piauí e atualmente vive na companhia de Brigite, Matilde, Jurema e Clotilde, suas galinhas de estimação. 

Matéria completa aqui!

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Fonte O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook, Instagram e Twitter venha fazer parte da família Lully FM!

Cultura

[Cultura][bsummary]

Portal

[Portal][twocolumns]