Buraco negro na Via Láctea está 'vazando', afirma NASA | Lully FM - La Profundidade 88.1

Buraco negro na Via Láctea está 'vazando', afirma NASA

Foto: Getty Images

A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou no site da instituição que o buraco negro supermassivo presente no centro da Via Láctea está disparando jatos de hidrogênio e outras substâncias. A informação contraria a ideia, muitas vezes difundida, de que a região estaria adormecida.

De acordo com trecho do texto da NASA, “o buraco negro da Via Láctea, com uma massa de 4,1 milhões de ‘Sóis’, não é bem um monstro em hibernação, mas apresenta ‘soluços’ periódicos conforme gases e estrelas e nuvens caem dentro dele.”

O buraco negro é considerado a força mais poderosa do universo, e surge de explosões de supernovas prestes a morrerem. Tais objetos constituem tamanha força gravitacional que nem a luz consegue escapar.

Os jatos com substâncias são lançados justamente por causa da enorme força de atração. Por puxarem gases, poeira cósmica, planetas e estrelas, os buracos negros eventualmente dispersam as substâncias em algo parecido a um sopro.

Alex Wagner, astrônomo e co-autor do estudo, na Universidade Tsukuba, no Japão, afirma que conforme o buraco negro “sopra através do gás, esse jato se dispersa em várias correntes. Essas correntes atravessam o disco de gás da Via Láctea”.

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Fonte Istoé Dinheiro