Fim de ano, uma época propícia ao empreendedorismo no ramo da confeitaria | Lully FM - La Profundidade 88.1

Fim de ano, uma época propícia ao empreendedorismo no ramo da confeitaria

Confeitaria

A proatividade e a criatividade nunca estiveram tão em alta. O momento desafiador que o país está vivendo, fez com que o comércio se reinventasse e novos empreendedores surgissem na tentativa de encontrar novas fontes de renda.


Nesse cenário, um dos segmentos que ganhou destaque foi a confeitaria, por ser um negócio abrangente – afinal tortas, bolos e doces são itens apreciados por todos e estão presentes em várias ocasiões –, e necessitar de baixo investimento, já que a fabricação dos produtos pode acontecer em casa. Tornou-se assim uma ótima opção para aquelas pessoas que já têm habilidades culinárias e aptidão para produzir doces.

Pensando em apoiar esse público, a Camponesa, marca de lácteos da Embaré, convidou confeiteiras renomadas no mercado para dividir dicas valiosas para transformar o Natal e Réveillon em oportunidades de renda extra. Em suas lives, disponibilizadas gratuitamente em seu Instagram @leitecamponesa, a empresa abordou desde planejamento de cardápio, precificação, receitas rentáveis e avaliação de mercado.

Segundo a embaixadora da Camponesa, a confeiteira Isabela Franco, para os confeiteiros, há uma gama variada de opções para oferecer no mercado. Além de produção de sobremesas para a ceia de Natal e Réveillon, podem produzir brindes e mimos como opção de presentes de fim de ano. “A dica é apresentar sempre uma novidade, investir em decorações e sempre utilizar produtos de qualidade, para entregar um produto final que encanta o consumidor”, revela.

Também é importante investir no visual do produto. “A beleza dos alimentos não só pode atrair novos clientes, despertando seu interesse em experimentar os quitutes, como agradar também quem já é consumidor habitual e gosta de testar uma novidade para sair da rotina. Para isso, abuse dos recursos da decoração comestível, feitos para coberturas de bolos, cupcakes e doces em geral, além de apostar também nas embalagens temáticas”, acrescenta.

Outra dica que a embaixadora da Camponesa destaca é elaborar alguns produtos que são congelados e possuam uma validade maior, para que possa deixar pronto com antecedência e produzir mais próximo da data das festas. “Inclusive para atender aqueles pedidos de última hora e não perder nenhuma venda”, ressalta.

Para aumentar o fluxo de volume de vendas, é imprescindível realizar uma boa divulgação em empresas, redes sociais e utilizar o boca a boca, uma ferramenta antiga, mas que continua gerando efeitos positivos. O importante é entrar no clima da festa e chamar a atenção dos clientes.

E não para por aí, o time Camponesa também contou mais alguns segredos:

Cuide de cada detalhe e encante os clientes

Se você deseja que o seu brigadeiro nunca cristalize, o segredo está na Glucose de Milho. Para cada caixinha de Leite Condensado, use 1 colher de sopa de Glucose de Milho. Sem cheiro e sem sabor, esse ingrediente é essencial para impedir a cristalização do açúcar, além de proporcionar mais cremosidade e brilho à receita.

Diversifique seu cardápio, fazendo a releitura de receitas de sucesso

Use a mesma receita em várias versões. Afinal, reaproveitar também faz parte da rotina de produção da confeitaria. Com o brownie, por exemplo, caso não use a receita completa, explore diferentes formas para mudar a apresentação, congele para vendas posteriores, recheie com novos sabores ou até incremente outras opções de sobremesas.

Capriche na apresentação do seu produto e abuse das redes sociais para vender mais

Para vender mais: fique atento à apresentação. Aquela velha máxima “as pessoas comem com os olhos” é verdade. Capriche na foto, pense na composição de um cenário, avalie o melhor ângulo e divulgue de forma atrativa seu produto. Use a criatividade para despertar muito desejo. Divulgue em suas redes sociais: Instagram, Facebook, Whatsapp para atingir ainda mais pessoas e conquistar novos clientes.

Conheça o seu público e não copie a concorrência

Observar o mercado e entender quais produtos estão sendo ofertados é importante, mas ter a particularidade do serviço é imprescindível. Afinal, o que funciona para o concorrente, pode não funcionar para você. Então, monte o seu cardápio de acordo com a precificação e a expectativa que atende o seu público-alvo.

Aproveitando para entrar no clima e colocar os ensinamentos em prática, abaixo segue uma receita de Natal, que além de deliciosa é uma ótima opção de produto para ofertar nessa época do ano.

Receita para o Natal

Sobremesa na Taça

Para o creme:

1 xícara(chá) de Leite Origem Camponesa
50g de Leite em Pó Integral Camponesa
1 caixinha de Creme de Leite Camponesa
1 caixinha de Leite Condensado Camponesa

Para o Brownie:
200g de açúcar mascavo
200g de açúcar refinado
220g de chocolate 1/2 amargo
220g de Manteiga Sem Sal Camponesa
190g de farinha de trigo
30g de Cacau ou chocolate em pó 50%
5 ovos

Modo de preparo
Creme:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar em uma panela e mexer sem parar até ferver. Quando ferver, continuar mexendo por mais cinco minutos e desligar.

Brownie:

Derreter a manteiga em uma panela, acrescentar o chocolate e deixar reservado. Bater os ovos com os açúcares e juntar com a mistura do chocolate e manteiga. Adicionar a farinha e o cacau, misturar e colocar para assar. Cortar os pedaços e intercalar com o creme ao colocar na taça para servir. Finalizar com chantily e geleia de frutas vermelhas no topo.

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM! 

Manezinho News