Verão será mais ameno no Brasil com períodos menores de calor | Lully FM - La Profundidade 88.1

Verão será mais ameno no Brasil com períodos menores de calor

Verão

O verão começa oficialmente no Brasil nesta terça-feira (21), às 12h59 do horário de Brasília, e a promessa é a de que a estação mais quente do ano seja de períodos menos prolongados de calor, intercalados com dias mais frios no estado de São Paulo, segundo os meteorologistas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá mudanças mais frequentes e rápidas nas condições de tempo, especialmente à tarde, quando as instabilidades atmosféricas costumam promover chuva forte.

Algumas vezes, segundo o instituto, esses eventos poderão ser acompanhados por queda de granizo, além de haver o risco ocasional de transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos de encostas.

A previsão do órgão federal é que a cidade de São Paulo sofra com chuvas acima da média, mas, nas demais áreas do estado, a previsão é de acumulados abaixo da média, com ocorrência de chuvas mais generalizadas apenas no final do trimestre.

“De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média durante a estação. Para o verão de 2022 em SP, o prognóstico indica um regime de chuva próximo à ligeiramente acima da média na maior parte do estado de SP, com maior probabilidade de ficar acima da média no sul e oeste paulistas, podendo ficar ligeiramente abaixo da média no extremo nordeste do estado”, informa comunicado do instituto.

O Inmet afirma que há maior probabilidade de as chuvas ficarem acima da média em janeiro e fevereiro no sudeste do estado, enquanto que, em março, na região norte.

A estação estará sujeita a interferências no clima geradas pelo fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico.

O efeito no centro-leste de São Paulo, onde está localizada a capital, é que as temperaturas ficam mais baixas do que o normal.

Previsão para a semana

Para todo o estado, a tendência é de menos chuva do que o normal na região Sudeste do país, e isso é ruim para o Sistema Cantareira, que depende da chuva no sul de Minas Gerais.

Nesta terça-feira (21), não há previsão de chuva na Grande São Paulo e haverá grande variação de temperatura: a mínima será de 16ºC e a máxima, de 31ºC na capital.

Na quarta (22) e na quinta (23), há previsão de chuva, que pode ser forte. Já na véspera de Natal, na sexta (24), não chove.

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM! 

Fonte g1