"Gingers and Fred" traz grupo de sapateadoras da terceira idade ressignificando envelhecimento através da arte | Lully FM - La Profundidade 88.1

"Gingers and Fred" traz grupo de sapateadoras da terceira idade ressignificando envelhecimento através da arte

"Gingers and Fred"

coreógrafa e produtora Rafaeli Mattos sempre foi fã de musicais e, principalmente, dos estrelados por Fred Astaire e Ginger Rogers"Concordo com a atriz Katherine Hepburn, que resumiu em poucas palavras o sucesso da dupla nas décadas de 1930 e 40, até hoje lembrada como o grande casal dos musicais: “Ele lhe dá classe. ... Ela lhe dá sex-appeal” . Verdade, eles são eternos".

Por isso, no próximo dia 12 de fevereiro, Rafaeli Mattos lança o vídeo "Gingers & Fred", no YouTube, onde as integrantes dançam, inspiradas pelo ícone do cinema hollywoodiano Gingers Rogers.

São mulheres da faixa etária entre 50 e 87 anos, que revelam que a beleza e o glamour feminino não se perdem com o tempo, contudo se transformam como uma obra de arte da vida. Ao ressignificarem o envelhecimento através do sapateado, realizam o sonho de dançar com Fred Astaire.

Projeto "Gingers"

O projeto Gingers surgiu em 2019, quase por acaso! A inspiração veio do fato das integrantes do grupo Sapatos Ageless, alunas de Rafaeli Mattos,  chamarem umas às outras de Gingers,  um ícone de beleza e talento no sapateado, e principalmente, por ser partner de Fred Astaire. Na verdade, a ideia era apresentar um espetáculo cênico  em 2020, mas com a pandemia, foi adaptado para vídeo.

 "As integrantes são mulheres, em sua maioria acima dos 50 anos, as quais integraram  minhas oficinas e aulas regulares de sapateado. Penso que a maior mensagem é que a vida só termina no último suspiro, e neste meio tempo, não devemos nos aposentar de nós mesmos. Por isso é importante buscar um propósito de vida, e realizar sonhos pode ser o mais gratificante. Acho que todos que gostam de sapateado são fãs dessa dupla. Na verdade, as integrantes do grupo são mais fãs que eu!", explica Rafaeli Mattos.

Sobre Rafaeli Mattos e as Gingers

A dança sempre esteve presente na vida de Rafaeli Mattos. O sapateado chegou apenas aos 11 anos, mas a identificação foi imediata. Na tentativa de tornar acessível a arte do sapateado à diversas realidades de corpo, desenvolveu a partir de  2013 o projeto de sapateado para terceira idade, cuja oficina foi contemplada, nos anos de 2014 e 2015, nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento, da Secretaria de Cultura do RJ. Esta mesma oficina integrou os festivais Tap in Rio (2018 e 2019), Sonoros (2019 e seria em maio de 2020) e Dança Ageless Festival (2018).

Idealizou e produziu o Dança Ageless Festival, evento totalmente voltado para a terceira idade, além de criar o grupo Sapatos Ageless, composto por sapateadoras da terceira idade. Possui influências em diversas expressões de arte, diferentes estilos de danças, propondo um diálogo entre a dança contemporânea e o sapateado, destacando as diversas realidades de corpos e gestos nesse contexto. 

É bacharel em dança pela UFRJ e, atualmente, doutoranda em artes cênicas pela UNIRIO. O grupo, além de participações em festivais de dança desde 2017, em 2021 estreou seu primeiro vídeo dança Gingers.

"Costumo dizer que eu que fui escolhida pelo projeto e pelo grupo, pois considero que sou apenas a mediadora das realizações dos desejos delas."

Ficha Técnica

Idealização, produção e coreografia: Rafaeli Mattos 

Intérpretes Inspiradoras: 
Ginger Ana Lúcia Gosling 
Ginger Angela Pataro 
Ginger Fátima Araújo 
Ginger Dilcéia Mattos 
Ginger Jacyra da Conceição 
Ginger Julieta Duarte 
Ginger Maria Antonia Franco 
Ginger Maria Neide 
Ginger Rafaeli Mattos 
Ginger Veronica Lorena

Figurino: Grupo Sapatos Ageless 
Agradecimentos: 
Casa do Jimmy @casadojimmy 
Munique Mattos 
Ludimila Gurjão
Parque das Ruínas

Lançamento: 
Dia e horário:  12/02/2022 às 10h 
Local: Youtube Rafaeli Mattos.

Fotos: Cassino Silva

Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem