Whoopi Goldberg |
A atriz Whoopi Goldberg, 66 anos, provocou indignação após afirmar na segunda-feira (31), durante o programa The View, da emissora americana ABC, que o Holocausto "não foi sobre raça". Sua justificativa era de que a questão racial não poderia ser considerada um dos pilares do genocídio, por envolver "dois grupos de pessoas brancas".
A discussão começou durante o programa após uma notícia de que um conselho escolar de Tennessee, nos Estados Unidos, proibiu que os alunos tivessem acesso à história em quadrinho Maus, que aborda os campos de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial. A HQ, que retrata os judeus como ratos e os nazistas como gatos e ganhou diversos prêmios literários, foi proibida na escola com a justificativa de que a "profanação, nudez e representação de suicídio" no livro eram inadequadas para crianças de 13 anos.
Em seguida, a também apresentadora Ana Navarro ressaltou:
— Mas é sobre supremacia branca. Trata-se de ir atrás de judeus.
Whoopi rebateu reforçando que "esses são dois grupos de pessoas brancas".
A partir dessa fala no programa, a atriz passou a receber inúmeras críticas, principalmente nas redes sociais. Um pouco mais tarde, no mesmo dia, ela pediu desculpas em seu perfil oficial no Twitter e admitiu que o Holocausto se tratou, sim, de raça, assim como de humanidade.