Whoopi Goldberg é criticada por declarar que Holocausto "não foi sobre raça" | Lully FM - La Profundidade 88.1

Whoopi Goldberg é criticada por declarar que Holocausto "não foi sobre raça"

Whoopi Goldberg

A atriz 
Whoopi Goldberg, 66 anos, provocou indignação após afirmar na segunda-feira (31), durante o programa The View, da emissora americana ABC, que o Holocausto "não foi sobre raça". Sua justificativa era de que a questão racial não poderia ser considerada um dos pilares do genocídio, por envolver "dois grupos de pessoas brancas".

Depois da repercussão negativa do comentário, além do fato de que até mesmo Hitler expressava seu ódio aos judeus em termos raciais, Whoopi pediu desculpas por meio de um comunicado:

"No programa de hoje, eu disse que o Holocausto não era sobre raça, mas sobre desumanidade de um homem contra outro. Eu devia ter dito que era sobre as duas coisas. (...) Os judeus em todo o mundo sempre tiveram meu apoio e isso nunca vai mudar. Peço desculpas por qualquer dor que tenha causado", escreveu a atriz no Twitter.


A discussão começou durante o programa após uma notícia de que um conselho escolar de Tennessee, nos Estados Unidosproibiu que os alunos tivessem acesso à história em quadrinho Maus, que aborda os campos de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial. A HQ, que retrata os judeus como ratos e os nazistas como gatos e ganhou diversos prêmios literários, foi proibida na escola com a justificativa de que a "profanação, nudez e representação de suicídio" no livro eram inadequadas para crianças de 13 anos.

Whoopi, que participa do The View desde 2007, criticou os motivos para a proibição do livro:

— Estou surpresa que o que os deixou desconfortáveis foi o fato de haver alguma nudez. Quero dizer, é sobre o Holocausto, o assassinato de 6 milhões de pessoas, isso não incomoda? Se você vai fazer isso, então vamos ser sinceros: o Holocausto não foi sobre raça. Não, não foi sobre raça.

A coapresentadora do programa Joy Behar rebateu a fala da colega dizendo que os próprios nazistas consideravam os judeus uma raça diferente. Whoopi respondeu:

— Mas não é sobre raça. Não é. É sobre a desumanidade do homem para outro homem.

Em seguida, a também apresentadora Ana Navarro ressaltou:

— Mas é sobre supremacia branca. Trata-se de ir atrás de judeus.

Whoopi rebateu reforçando que "esses são dois grupos de pessoas brancas".

A partir dessa fala no programa, a atriz passou a receber inúmeras críticas, principalmente nas redes sociais. Um pouco mais tarde, no mesmo dia, ela pediu desculpas em seu perfil oficial no Twitter e admitiu que o Holocausto se tratou, sim, de raça, assim como de humanidade.


Baixe nosso App na Play Store, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Venha fazer parte da família Lully FM!

Fonte GZH